Aos Fatos lança ferramenta para combater desinformação em anúncios de saúde
Nova solução digital analisa publicidade em grandes portais de notícias brasileiros
O site de combate a desinformação Aos Fatos lançou o Check-up, ferramenta que coleta e analisa anúncios publicitários em grandes sites de notícias brasileiros. O objetivo é que a ferramenta auxilie na análise de desinformação em saúde que circula em caixas de recomendaçao de conteúdo providas por plataformas como Taboola, Outbrain e MGID.
Com repositório aberto no Github, a solução foi financiada pelo Codesinfo —Fundo de Inovação Contra a Desinformação, uma realização do Projor com patrocínio da Google News Initiative.
“O Check-up foi desenhado para entender como a desinformação em saúde é disseminada por meio de anúncios que circulam em grandes sites jornalísticos”, explica Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos e coordenador do projeto.
O próprio Aos Fatos usou a ferramenta, uma biblioteca em Python, para coletar e analisar mais de 240 mil anúncios de nove portais brasileiros. Os resultados da análise serão publicados em um relatório nesta semana.
Como funciona
A ferramenta é composta por três módulos principais: um crawler para coletar links de sites específicos, um raspador para capturar e arquivar anúncios encontrados, e um classificador temático baseado em um modelo de linguagem avançado (LLM).
“O Check-up é uma ferramenta de raspagem e extração de dados que pode ser usada para fazer pautas ou pesquisas sobre quais anúncios nativos circulam na internet. O código pode ser facilmente adaptado para funcionar com sites que não estão no escopo inicial do projeto”, explica Fávero.
Durante o desenvolvimento, a equipe teve que superar desafios técnicos. “Uma das dificuldades que enfrentamos durante o projeto foi driblar o bloqueio de plataformas de anúncios que tentam impedir a coleta dos anúncios”, relata Fávero. Para superar esse problema, a equipe adicionou a possibilidade de uso de VPNs ao Check-up.
Como a ferramenta exige conhecimentos de programação para ser usada, o Aos Fatos também disponibilizou os dados brutos coletados com a ferramenta que podem ser baixados por pesquisadores e jornalistas mesmo que não programem.
O projeto também tem ambições de expansão e aprimoramento. “Queremos expandir o número de sites cobertos pela ferramenta e criar um classificador que preveja o risco de desinformação em saúde de um anúncio”, revela Fávero.
Ele também encoraja a participação da comunidade de desenvolvedores: “Outros desenvolvedores podem adaptar o código do Check-up para raspar anúncios mais sites, criar diferentes classificadores para os anúncios e desenvolver uma interface”.