Aos Fatos lança ferramenta para combater desinformação em anúncios de saúdeResultadosAos Fatos lança ferramenta para combater desinformação em anúncios de saúde

Aos Fatos lança ferramenta para combater desinformação em anúncios de saúde

Nova solução digital analisa publicidade em grandes portais de notícias brasileiros

O site de combate a desinformação Aos Fatos lançou o Check-up, ferramenta que coleta e analisa anúncios publicitários em grandes sites de notícias brasileiros. O objetivo é que a ferramenta auxilie na análise de desinformação em saúde que circula em caixas de recomendaçao de conteúdo providas por plataformas como Taboola, Outbrain e MGID.

Com repositório aberto no Github, a solução foi financiada pelo Codesinfo —Fundo de Inovação Contra a Desinformação, uma realização do Projor com patrocínio da Google News Initiative.

“O Check-up foi desenhado para entender como a desinformação em saúde é disseminada por meio de anúncios que circulam em grandes sites jornalísticos”, explica Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos e coordenador do projeto.

O próprio Aos Fatos usou a ferramenta, uma biblioteca em Python, para coletar e analisar mais de 240 mil anúncios de nove portais brasileiros. Os resultados da análise serão publicados em um relatório nesta semana.

Como funciona

A ferramenta é composta por três módulos principais: um crawler para coletar links de sites específicos, um raspador para capturar e arquivar anúncios encontrados, e um classificador temático baseado em um modelo de linguagem avançado (LLM).

“O Check-up é uma ferramenta de raspagem e extração de dados que pode ser usada para fazer pautas ou pesquisas sobre quais anúncios nativos circulam na internet. O código pode ser facilmente adaptado para funcionar com sites que não estão no escopo inicial do projeto”, explica Fávero.

Durante o desenvolvimento, a equipe teve que superar desafios técnicos. “Uma das dificuldades que enfrentamos durante o projeto foi driblar o bloqueio de plataformas de anúncios que tentam impedir a coleta dos anúncios”, relata Fávero. Para superar esse problema, a equipe adicionou a possibilidade de uso de VPNs ao Check-up.

Como a ferramenta exige conhecimentos de programação para ser usada, o Aos Fatos também disponibilizou os dados brutos coletados com a ferramenta que podem ser baixados por pesquisadores e jornalistas mesmo que não programem.

O projeto também tem ambições de expansão e aprimoramento. “Queremos expandir o número de sites cobertos pela ferramenta e criar um classificador que preveja o risco de desinformação em saúde de um anúncio”, revela Fávero.

Ele também encoraja a participação da comunidade de desenvolvedores: “Outros desenvolvedores podem adaptar o código do Check-up para raspar anúncios mais sites, criar diferentes classificadores para os anúncios e desenvolver uma interface”.



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